Logo Encontro Humanista

PROGRAMAÇÃO DE MINICURSOS
17 de setembro de 2015, quinta-feira


O minicurso consiste em um curso compacto sobre uma temática envolvendo aspectos teóricos e práticos, cuja carga horária encerrará 4 (quatro) horas de atividades. Os participantes do evento que optarem por minicursos deverão se inscrever previamente e receberão certificados após o término dos mesmos. As inscrições dos participantes deverão ocorrer até o dia 10 de setembro, considerando a limitação de vagas (25 vagas/minicurso) e a necessidade de programação de viagens dos facilitadores.

A seguir, encontram-se as opções oferecidas com os respectivos horários e facilitadores. Para realizar sua inscrição, clique no botão do Pag Seguro abaixo do minicurso de sua escolha e siga as instruções. A inscrição será efetivada após confirmação de pagamento pelo Pag Seguro, estando condicionada a inscrição como participante no evento. Você deverá receber um e-mail da Comissão organizadora contendo a confirmação logo que a mesma seja efetivada. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: encontro.humanista.parnaiba@gmail.com

 


 

ψ Minicurso 1: Fundamentos da Abordagem Experiencial: teorias e técnicas

Serão apresentados os fundamentos teóricos da Abordagem Experiencial desenvolvida por Eugene Gendlin (colaborador de Carl Rogers), discutindo como a abordagem propõe o processo de mudança terapêutica através da consciência corporal. Pretende-se realizar práticas voltadas ao desenvolvimento pessoal que podem ser utilizadas em diversos campos: psicoterapia, educação, saúde, espiritualidade, criatividade, organizações e em situações que envolvam tomadas de decisões.

Facilitadora: Gisella Mouta Fadda

(http://lattes.cnpq.br/2819537487816311)

Horário: 8:00 às 12:00 horas



ψ Minicurso 2: Apontamentos históricos e epistemológicos para compreender a Psicologia Humanista em suas filiações, querelas e propósitos

A Psicologia Humanista se firmou na década de 1960, perante a Associação Americana de Psicologia, como uma proposta de ciência que objetiva o estudo da experiência humana e sua ampliação. Dotada de procedimentos experimentais, empíricos e interventivos, a Psicologia Humanista, todavia, não possui um consenso em relação ao entendimento do seu objeto de estudo e como versá-lo, devido uma agregação de diversas abordagens distintas. Como identificar, então, o componente psicológico humanista em cada uma dessas abordagens? Este curso, destarte, apresenta os elementos históricos e epistemológicos que possibilitaram a assunção da Psicologia Humanista. Em seguida, pondera quais características, em termos de filiações, querelas e propósitos, perpassam essa Psicologia e unificam suas abordagens como humanistas. Por fim, estabelece uma breve comparação entre a organização da Psicologia Humanista estadunidense e da Psicologia Humanista brasileira.

Facilitador: Paulo Coelho Castelo Branco

(http://lattes.cnpq.br/1820406648964972)

Horário: 8:00 às 12:00 horas



ψ Minicurso 3: O sentido de humanidade em Husserl: diálogos entre Humanismo e Fenomenologia

Facilitador: Jean Marlos Borba

(http://lattes.cnpq.br/7621368093794333)

Horário: 8:00 às 12:00 horas


ψ Minicurso 4: Fundamentos da Psicologia Humanista e da Saúde Coletiva no cuidado em saúde mental

Trata-se de um minicurso que abordará o trabalho do psicólogo humanista na Rede de Atenção Psicossocial, fundamentado nas políticas de saúde mental integrais e na clínica ampliada. O principal objetivo deste minicurso é aproximar a prática clínica da prática sanitária no cuidado em saúde mental, problematizando teorias e métodos da Psicologia Humanista e da Saúde Coletiva.

Facilitadora: Andréa Batista de Andrade Castelo Branco

(http://lattes.cnpq.br/7015374772608025)

Horário: 8:00 às 12:00 horas



ψ Minicurso 5: Atenção psicológica em situações de luto

Diante da complexidade envolvida na experiência de enlutar-se, este minicurso propõe o estabelecimento de um diálogo sobre o processo de luto a fim de promover uma melhor compreensão sobre o impacto desencadeado por diferentes tipos de perdas na subjetividade. Serão apresentados conceitos teóricos, imagens e casos que levem os participantes a tomar contato com situações-problema, possibilitando a adoção de uma atitude flexível, humanizada e, acima de tudo, ética no atendimento a pessoas enlutadas.

Facilitadora: Andréia Elisa Garcia de Oliveira

(http://lattes.cnpq.br/7490490032459866)

Horário: 8:00 às 12:00 horas


ψ Minicurso 6: Atuação do psicólogo humanista em situações de crise psicológica aguda e dependência química

A proposta consiste em se fazer uma reflexão sobre alguns dos principais sofrimentos presentes na clínica contemporânea, principalmente as experiênicas de despersonalização e desrealização.  Serão trabalhados alguns elementos do manejo nas situações de crise psicológica aguda a partir da ACP e Psicologia Experiêncial (sugere-se a participação no minicurso 1). Será trabalhado uma via de compreensão das Dependências e possíveis manejos.

Facilitador: Guilherme Wykrota Tostes

(http://lattes.cnpq.br/2517412016980433)

Horário: 14:00 às 18:00 horas



ψ Minicurso 7: Oficinas com recursos criativos para pais, avós e cuidadores de crianças

Curso oferecido para instrumentalizar os participantes quanto à construção teórica, técnica, metodológica e prática de oficinas como uma atividade do psicólogo clínico, além de apresentar o relato de experiência da docente sobre ações de extensão universitária do Projeto de Extensão (PUC-Campinas) “Raízes, asas e outras histórias: oficinas com recursos criativos para pais, avós e responsáveis por crianças atendidas em Clínica-Escola de Psicologia da PUC-Campinas”

Facilitadora: Tatiana Slonczewski

(http://lattes.cnpq.br/3059911543801023)

Horário: 14:00 às 18:00 horas



ψ Minicurso 8: Introdução ao Psicodrama: elementos, técnicas e teorias

Propõe aos participantes uma breve experiência com a abordagem psicodramatista, a partir do conhecimento da teoria que a embasa, da identificação dos elementos que compõem e das técnicas mais utilizadas, com uma metodologia interativa e dinâmica através de algumas vivências. Importante para perceber como o psicodrama pode ser utilizado em diversos ambientes de trabalho do psicólogo humanista, seja grupal ou individual.

Facilitadora: Gabriela Melo Paiva e Sousa Ferreira

(http://lattes.cnpq.br/9004717369005247)

Horário: 14:00 às 18:00 horas



ψ Minicurso 9: Psicopatologia fenomenológica

O minicurso se propõe a apresentar uma perspectiva histórica da psicopatologia fenomenológica, problematizando seus fundamentos epistemológicos com a discussão da fenomenologia filosófica e da fenomenologia clínica. Intenta apresentar os conceitos centrais, o método fenomenológico e o processo de diagnóstico na compreensão dos fenômenos psicopatológicos, e analisar o fenômeno psicopatológico através de estudos de caso.

Facilitadora: Anna Karynne da Silva Melo

(http://lattes.cnpq.br/131438422444)

Horário: 14:30 às 18:30 horas