Título do livro: Ética e Saúde Mental Contemporânea: o privilégio da alteridade no Centro de atenção psicossocial
Editora: CRV
Ano de publicação: 2015
ISBN: 978-85-444-0427-0
Resumo do livro: O livro traz uma discussão contundente e contemporânea sobre o campo da Saúde Mental, focando-se na atuação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e destacando os aspectos éticos inerentes a este dispositivo. Ao longo de três capítulos, aprofunda-se na temática da Reforma da Saúde Mental no contexto cearense; distingue conceitos como sofrimento, psicopatologia e dor; e realiza apontamentos éticos relacionados ao funcionamento do atual Sistema de Saúde Mental, à implicação das equipes de profissionais com o projeto-CAPS e seus usuários, à caracterização das demandas contemporâneas dirigidas aos serviços; inferindo a primazia da alteridade-loucura no Centro de Atenção Psicossocial. Em meio às demandas e produções subjetivas de um contexto social entendido como tardomoderno, o CAPS assume a responsabilidade pela compreensão, pelo acolhimento e tratamento de um sujeito historicamente excluído por sua relação com a loucura. A partir disso, os sujeitos implicados nesse processo, inevitavelmente, deparam-se com algumas indagações, tais como: Quais as dimensões éticas presentes no CAPS que subsidiam a atuação dos profissionais? Como essas dimensões éticas interferem na operacionalização do Sistema de Saúde Mental? A discussão realizada propõe criticamente o compromisso ético como elemento primordial, a partir do qual as práticas de Saúde Mental podem ser repensadas e reinventadas para o alcance de respostas mais pertinentes e consonantes com a experiência do outro-alteridade, cuja presença impõe-se de modo irrecusável aos atores participantes de um processo de mudança em permanente construção.
Autor: Patrícia Mendes Lemos
Referência: LEMOS, Patrícia Mendes. Ética e Saúde Mental Contemporânea: o privilégio da alteridade no Centro de atenção psicossocial. 1ª. ed. Curitiba, PR: CRV, 2015.
Minibiografia: Patrícia Mendes Lemos é mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CE), Especialista em Educação Comunitária em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Pós-graduada em Neuropsicologia pela UNICHRISTUS (CE). Graduou-se em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atua como: docente em Psicologia na Faculdade Luciano Feijão (Sobral/CE); supervisora clínica de orientação humanista e fenomenológica no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Faculdade Luciano Feijão (Sobral/CE); psicóloga clínica de orientação humanista e fenomenológica; psicóloga social no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Exerceu atividades na atenção psicossocial como técnica, coordenadora e supervisora clínico-institucional em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Pesquisa e escreve sobre as temáticas: sofrimento psíquico contemporâneo e psicopatologia; atuação da Psicologia no âmbito psicossocial; relação entre violência e subjetividade.

Título do livro: Aqui se Jaz, Aqui se Paga

Autor: Lana Veras
Editora: Appris
lâmina_lanaLana_Capacompleta-01 (2)