Objetivo:

Este seminário abordará uma proposta de clínica humanista-fenomenológica com pessoas que apresentam sinais do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). No Brasil, o TEA é entendido como uma deficiência e como tal, está submetido tanto às regulamentações para o cuidado de pessoas com deficiência, quanto à regulamentação própria sobre o autismo. Por apresentar um espetro variado de sintomas, há aqueles que os considere a partir de uma neurodiversidade e não, como deficientes. Do ponto de vista da psicologia clínica, o tratamento do autismo no Brasil é baseado quase que exclusivamente nas diversas teorias comportamentais. Sendo assim, como podemos pensar em uma prática clínica calcada na psicoterapia humanista? Como podemos deliberar sobre a questão do diagnóstico tão preconizado pelos especialistas em autismo? Como podemos fazer a intervenção com os pais, com a escola e com a própria pessoa com sinais de autismo, que pode ser um bebê, uma criança, um adolescente ou um adulto? O objetivo deste seminário é refletir sobre estas questões, estabelecendo um diálogo teórico entre a Abordagem Centrada na Pessoa e a Fenomenologia de Edmund Husserl e suas possíveis consequências para a prática clínica.

  • A constituição de pessoa na Psicoterapia Centrada na Pessoa
  • A constituição de pessoa na Fenomenologia de Edmund Husserl
  • Fundamentos da Psicoterapia Centrada na Pessoa e a questão diagnóstica
  • Contextualizando os Autismos: precursores, causas, sintomas, tratamentos terapêuticos
  • Uma compreensão da psicopatologia do Autismo a partir da fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein
  • É possível uma clínica humanista-fenomenológica do autismo?
  • A ética e as intervenções com os pais e responsáveis
  • A relação com a escola

Publico alvo:

Psicólogos Clínicos, estudantes de psicologia e psiquiatras.


Facilitadora: Gisella Mouta Fadda

Prof. Gisella Fadda – CRP 06/141442

Psicóloga, CRP 04/31798

Atua como psicóloga e supervisora clínica. Mestra e Doutoranda em Psicologia com pesquisas sobre autismo no Brasil e na Itália. Especialista em Psicoterapia Humanista/Fenomenológica/Existencial e possui formações em: Ludoterapia Centrada na Criança, Focalização e Constelação Familiar. 


Investimento:

R$60,00 (Sessenta reais) para comprovantes de depósito enviados até dia 15/05.

R$100,00 (Cem reais) para comprovantes de depósito enviados até dia 25/05.

Haverá distribuição de bolsas parciais (estudantes) e totais: para pleitear uma bolsa basta escrever um e-mail justificando o percentual de bolsa necessário para evento@sapientiacordis.org

Desconto de 50% para membros ativos da RAPS (Rede de Atendimentos Psicológicos Sociais), Espaço Sapientia ou Casa Cordis.


Local:

(Clique na imagem para ter acesso ao endereço)


Faça aqui sua inscrição:


Aceito receber mensagens por whatsapp.
Preciso de bolsa de estudos e vou enviar um e-mail para evento@sapientiacordis.org
Estou ciente de caso eu desista do curso, não haverá restituição do valor
Tenho direito a ter 50% de desconto por ser membro da Rede de Atendimentos Psicológicos Sociais, do Espaço Sapientia ou da Casa Cordis