Atenção: Evento já ocorrido

CRAS0171
logorasta

Humanismo na Psicologia: ética, prática e pesquisa 

Logo Encontro Humanista

17 a 19 de setembro de 2015

Local: Universidade Federal do Piauí / Campus Ministro Reis Veloso

Parnaíba – Piauí – Brasil

 

Apresentação

O I Encontro Nacional de Psicologia Humanista No Delta do Parnaíba buscará reunir profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores da Psicologia Humanista no Brasil com a intenção de propiciar espaço dialógico, visando ampliar as perspectivas teóricas e práticas. A dimensão ética na prática e na pesquisa incidirá como foco central nas discussões deste evento, a fim de contribuir com a qualidade e atualização desta temática na formação de estudantes e profissionais de Psicologia e áreas afins.

Objetivos

  • Socializar conhecimentos sobre as práticas psicológicas na atualidade que tenham como base a Psicologia Humanista;
  • Ampliar conhecimentos sobre métodos de pesquisa em Psicologia Humanista, as estratégias utilizadas na pesquisa em âmbito nacional e os fundamentos éticos e epistemológicos que os norteiam;
  • Propiciar informação e atualização teórico-prática a profissionais e estudantes de Psicologia que tenham como enfoque os campos de atuação e pesquisa de base Humanista;
  • Incentivar a discussão acadêmica e aprofundamento teórico-metodológico das áreas de intervenção dos psicólogos e suas interfaces com outras profissões;
  • Integrar profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes de Psicologia de diferentes regiões brasileiras e núcleos formadores que tenham inspiração Humanista.

Programação

17/09/15 – Quinta-feira

8:00 às 12:00 Credenciamento
*Minicurso 1:Fundamentos da Abordagem Experiencial: teorias e técnicas(Gisella Fadda) *Minicurso 2:Apontamentos históricos e epistemológicos     para compreender a Psicologia Humanista em suas filiações, querelas e propósitos.(Paulo Castelo Branco) *Minicurso 3:O sentido de humanidade em Husserl: diálogos entre Humanismo e Fenomenologia(Jean Marlos Borba) *Minicurso 4:Fundamentos da Psicologia Humanista e da Saúde Coletiva no cuidado em saúde mental(Andréa Castelo Branco) *Minicurso 5:Atenção psicológica em situações de luto(Andréia Garcia)
12:00 Intervalo para Almoço
14:00 às 18:00 Credenciamento
*Minicurso 6:Atuação do psicólogo humanista em situações de crise psicológica aguda e dependência química(Guilherme Tostes) *Minicurso 7:Oficinas com recursos criativos para pais, avós e cuidadores de crianças(Tatiana Slonczewski) *Minicurso 8:Introdução ao Psicodrama: elementos, técnicas e teorias(Gabriela Ferreira) *Minicurso 9:Psicopatologia fenomenológica(Anna Karynne)Observação:Ocorrerá de 14h30 às 18h30. *Roda de Conversa 1:Histórias da Clínica Humanista-Fenomenológica(Virginia Moreira)Observação: Ocorrerá de16h às 18h.
18:30 Abertura Oficial do Encontro
19:00 Conferência: O humano na Psicologia: reflexões a partir de uma trajetória experiencial na pesquisa, na clínica e no ensino. (Mauro Amatuzzi)
20:30 Apresentação cultural

 18/09/15 – Sexta-feira

Local: Auditório Central da UFPI Local: Salas de Aula
8:00 Mesa Redonda 1: Formação do psicólogo humanista no Brasil·  Paulo Castelo Branco – Filiações e querelas presentes na formação do psicólogo humanista brasileiro·  Alexandre Trzan – Formação humanista no Brasil: entre o acolhimento da experiência e o risco de uma prática moralizante·  Georges Boris – Formação em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial com enfoque em Gestalt-TerapiaMediador: Dennis Carvalho *Roda de Conversa 2:O cuidar do cuidador e interlocuções com a dependência química(Guilherme Tostes) *Roda de Conversa 3:Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista Fenomenológica Crítica APHETO(Juliana Lima)
10:00 Mesa Redonda 2: Atenção Psicológica em instituições·  Andréa Castelo Branco – Particularidades do plantão psicológico em hospital geral·  Andréia Garcia – Desafios da prática em Psico-oncologia·  Ilana Leão – Um olhar humanista sobre os transtornos alimentaresMediadora: Dayanne Sampaio *Roda de Conversa 4: Desafios da clínica psicológica com crianças(Gisella Fadda) * Roda de Conversa 5:Atenção psicológica na gravidez, parto e puerpério(Tatiana Slonczewski)
12:00 Intervalo para Almoço
14:00 Mesa Redonda 3: Humanismo na Saúde Mental·  Gabriela Ferreira – A representação social de usuários de Centro de Atenção Psicossocial e o olhar do psicólogo humanista.·  Guilherme Tostes – Clínica da urgência: intervenção psicológica na crise aguda·  Tatiana Slonczewski – Prevenção e manejo do comportamento suicidaMediadora: Fernanda Maria de Oliveira *Roda de Conversa 6:Diálogos sobre Crescimento Humano(Mauro Amatuzzi) *Roda de Conversa 7: Recursos expressivos na clínica psicoterápica e no plantão psicológico(Marcia Tassinari)
16:00 Mesa Redonda 4: Ética na Pesquisa em Psicologia·  Jean Marlos Borba – Perspectiva ética em Fenomenologia husserliana·  Anna Karynne Melo – Contribuições da Fenomenologia da ambiguidade à saúde coletiva·  Juliana Lima – Um olhar fenomenológico do vivido de adolescentes com TDAHMediadora: Gisella Fadda *Roda de Conversa 8:Vivências psicodramáticas com grupos e indivíduos em CAPS Geral(Gabriela Ferreira) *Roda de Conversa 9:Laicidade e Psicologia(Alexandre Trzan)
18:30 Conferência: A Clínica humanista-fenomenológica contemporânea e a contribuição de Arthur Tatossian. (Virginia Moreira)
20:00

 

19/09/15 – Sábado

8:00 Apresentação de trabalhos em comunicação oral (Local: Salas de aula)Programação anexa Vivência grupal em arteterapia gestáltica (Facilitadora: Regina Franco)Observação: Vagas gratuitas e limitadas. Interessados deverão se inscrever no ato de credenciamento. Oficina de comunidade: criação de projetos com foco no desenvolvimento humano (Facilitadora: Mharianni Ciarlini)Observação: Vagas gratuitas e limitadas. Interessados deverão se inscrever no ato de credenciamento.
10:30 Conferência: Os desafios éticos contemporâneos na formação e prática profissional.  (Márcia Tassinari)
12:00 Cerimônia de encerramento Apresentação cultural

Conferências: Apresentação de um tema específico por uma autoridade acadêmica no assunto com duração de até uma hora de explanação. Inclui a presença de um coordenador, que mediará a discussão por 30 minutos. Nosso Encontro contará com uma conferência a cada dia de atividades, contemplando diferentes perspectivas experienciais e teóricas por autores e pesquisadores de importante contribuição científica.*A participação em Minicursos e Rodas de Conversa ocorrerão mediante inscrições prévias, devendo ser realizadas até o dia 10 de setembro de 2015. O formulário e link para pagamento encontram-se logo abaixo dos formulários para inscrição no evento geral.

Mesas Redondas: Os expositores apresentam ideias diferentes sobre uma mesma temática, durante o tempo de 30 minutos para cada um. O debate posterior a todas as apresentações deverá ocorrer respeitando o mesmo tempo. Funciona com a presença de um coordenador, que é o moderador do debate. Os temas a serem abordados em nosso Encontro serão: Formação do psicólogo humanista no Brasil; Humanismo na Saúde Mental; Ética na pesquisa em Psicologia; Atenção psicológica em instituições.

Apresentação de trabalhos: comunicação oral dos trabalhos submetidos e aprovados pela Comissão Científica. Os trabalhos poderão ser apresentados por autor e/ou coautor devidamente inscritos no evento, que terão até 15 minutos para apresentação oral. Os trabalhos serão organizados por temáticas a serem direcionadas a salas específicas, onde ocorrerá a exposição dos mesmos pelos seus autores, visando a troca de experiências. Em seguida, haverá um momento de discussão mediada por um coordenador.

Minicursos: É um curso compacto sobre uma temática envolvendo aspectos teóricos e práticos, cuja carga horária encerrará 4 (quatro) horas de atividades contínuas. Os participantes do evento que optarem por minicursos deverão se inscrever previamente e receberão certificados após o término dos mesmos. As inscrições dos participantes deverão ocorrer até o dia 10 de setembro, considerando a limitação de vagas (25 vagas/minicurso) e a necessidade de programação de viagens dos facilitadores.

Programação e inscrição nos Mini-Cursos (Clique aqui)

Rodas de Conversa: Espaço dialógico facilitado por uma pessoa que reúne experiências significativas sobre a temática abordada e que se propõe a lançar um convite vivencial-reflexivo em torno da mesma. Durante a roda de conversa, os participantes trocam experiências, expressam sentimentos, compartilham pensamentos e afetações sobre a temática abordada, estimulando a autonomia e reflexão para a ação. Cada roda de conversa terá duração de 2 (duas) horas. Os participantes do evento que desejarem participar de roda de conversa devem se inscrever até o dia 10 de setembro, considerando a limitação de vagas (15 vagas) e a disponibilidade de material necessário.

Programação das Rodas de Conversa (Clique Aqui)

Submissão de trabalhos

Resultados dos Trabalhos Enviados em Comunicação Oral(clique aqui)

  • Tipos de trabalhos: relato de experiência profissional e de estágio, projetos de extensão e experiências em residências multiprofissionais.
  • Modalidade de apresentação: Comunicação Oral
  • Regras para submissão de trabalhos: O resumo deve ser submetido pelo e-mail, apresentado e editado no formato “.doc” ou “.docx”, utilizando fonte arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas. Resumo com mínimo de 300 e máximo de 400 palavras, dispostas em único parágrafo. Título do trabalho deve conter, no máximo, 12 palavras, em letras maiúsculas. O texto deverá conter apresentação da proposta do trabalho e temática abordada, relevância social e acadêmica, descrição dos objetivos, metodologia aplicada, resultados encontrados e discussão. Não poderá apresentar tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou títulos das seções (introdução, objetivos, etc.). Deverá incluir, ao final, três a cinco palavras-chave, em letras minúsculas, separadas por vírgula. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) constar por extenso logo após o título, com iniciais em letra maiúscula, alinhamento à direita, seguidos da formação profissional, titulação acadêmica, sigla da instituição a que se vinculam e endereço eletrônico, entre parênteses. Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora. Os resumos deverão ser submetidos como anexo via e-mail, contendo como título/assunto do mesmo “Submissão de Trabalho”, atentando para o prazo definido.
  • Apresentação em Comunicação Oral: Os trabalhos deverão ter sido submetidos e aprovados pela Comissão Científica. Os trabalhos poderão ser apresentados por autor e/ou coautor devidamente inscritos no evento, que terão até 15 minutos para apresentação oral. Todos os autores devem estar devidamente inscritos no evento, sendo possível a submissão de trabalhos somente após confirmação de inscrição. Os apresentadores deverão comparecer ao local com 30 minutos de antecedência para organização de material e assinatura de frequência. Os trabalhos serão organizados por temáticas a serem direcionadas a salas específicas, onde ocorrerá a exposição dos mesmos pelos seus autores, visando a troca de experiências. Em seguida, haverá um momento de discussão mediada por um coordenador. Cada sala deverá contar com um Datashow a disposição para os autores, devendo os mesmos levarem notebook próprio e caixa de som, caso necessitem.
  • Prazo para submissão: 23:59 horas do dia 25 de agosto de 2015, pelo e-mail trabalho.humanista@sapientiacordis.org

Em caso de dúvidas, utilize este mesmo e-mail.

  • Critérios para avaliação: Verificação, pela comissão científica, do resumo enviado dentro de prazo estipulado, considerando as dimensões técnico-científicas sugeridas no ato da inscrição. Após avaliação, o resultado será informado por e-mail ao autor principal. Os critérios específicos são:
  1. Adequação do título a intenção geral do trabalho;
  2. Fundamentação teórica e relevância do estudo;
  3. Qualidade gramatical do texto;
  4. Objetividade e clareza;
  5. Adequação do método aos objetivos propostos;
  6. Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão;
  7. Cumprimento das normas para elaboração dos resumos.

Resultados dos Trabalhos Enviados em Comunicação Oral(clique aqui)


Inscrições

As inscrições ocorrerão por meio de formulário contido no site e o pagamento deverá ser realizado pelo link do Pag Seguro contido no mesmo. O participante deverá atentar para os valores e prazos definidos a seguir:

Categoria Até 10/07/15 De 11/07/15 até 25/08/15 De 26/08/15 até 11/09/15 No dia do evento
Estudantes de graduação R$ 51,00 R$ 76,00 R$ 101,00 R$ 126,00
Profissionais R$ 81,00 R$ 111,00 R$ 141,00 R$ 171,00

Inscrição no Encontro (Não inclui minicurso ou roda de conversa):

Informações sobre o Processo de Inscrição:

1 – Preenchimento de formulário digital;
2 – Pagamento da taxa de inscrição (Profissionais e Estudantes de Graduação);
3 – Envio de declaração de matrícula no caso de estudantes de graduação para o e-mail: encontro.humanista.parnaiba@gmail.com
4 – Recebimento de e-mail da comissão organizadora confirmando a inscrição no Encontro.

Faça sua Inscrição CLICANDO AQUI (Preencha o formulário on-line)

Faça o pagamento para se inscrever no Encontro:

Profissionais (CLIQUE NO ÍCONE LOGO ABAIXO)

Estudantes de Graduação (CLIQUE NO ÍCONE LOGO ABAIXO)

Planos especiais para grupos:

  • 10 pessoas – 10% de desconto nas inscrições
  • 15 pessoas – 15% de desconto nas inscrições
  • Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail: encontro.humanista.parnaiba@gmail.com

Inscrição nos minicursos:

Faça sua inscrição nos Mini-Cursos clicando aqui.

Valor da inscrição: R$ 26,00 (vinte e seis reais)

Inscrição nas rodas de conversa:

Faça sua inscrição nas Rodas de Conversa clicando aqui.

Valor da inscrição: R$ 16,00 (dezesseis reais)

Seja bem-vindo(a) ao Delta do Parnaíba!

 


Convidados Confirmados (Clique aqui)


 

Comissão Organizadora:

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Coordenação geral

Fernanda Maria de Oliveira – UFPI

Gustavo Freitas Pereira – UFPI

Liene Martha Leal – UFPI

Mharianni Ciarlini de Sousa Bezerra – UFPI

Comissão científica

Elisabeth Brisola – PUC Campinas

Emanuel Meireles – UFPA

Gisela Mouta Fadda – PUC Campinas

Guilherme Wykrota Tostes – PUC  Campinas

Gustavo Freitas Pereira – UFPI

Jean Marlos Pinheiro Borba – UFMA

Liene Martha Leal – UFPI

Mharianni Ciarlini de Sousa Bezerra – UFPI

Comunicação e divulgação

Jessyca Cristina Gomes Nunes

Kelyane Vieira de Lima

Comissão financeira

Assislene Melo Leitão

Priscila Souza Rocha

Patrocínio e materiais

Anne Caroline Gomes Moura

Luana Santos Costa


I Encontro Nacional de Psicologia Humanista no Delta do Parnaíba

Humanismo na Psicologia: ética, prática e pesquisa

Logo Encontro Humanista

Patrocínio

 

Editoras:

 photo
1) Intermeios Cultural – casa de artes e livros (a logo é o i)
Rua Valdir Niemeyer, 75 – Sumarezinho

CEP 01257-080

Tel: 11-2338-7473 / 11-2338-8851

Mail: Joaquim@intermeioscultural.com.br

​Mail: Vendas@intermeioscultural.com.br

logo

2) Editora Átomo e Alínea

http://www.grupoatomoealinea.com.br

logo-2

3) Livraria e Editora Ideias e Letras

http://livrariaideiaseletras.com.br

Untitled9 Untitled7 Untitled6 Untitled31 Untitled3 Untitled1 Untitled29 Untitled2 Untitled10 Untitled27 Untitled19 Untitled24 Untitled Untitled23 Untitled22 Untitled15 Untitled16 Untitled21 Untitled20 Untitled11 Untitled4 Untitled30 Untitled18 Untitled17 Untitled28 Untitled 8 Untitled14 Untitled13 Untitled12 Untitled5 Untitled26João Silva Filho baner1_zpsdc13c34b

escola crescerImagem1VT 30 CORRIGIDO 945

Farmácia Botica4 5h9m3ipwgb0o84sog

Imagem7           11880990_1006047179435253_16773611_n

Mult Carga           logo01      thumbnail         multicine

10         994946_475013069284181_1635518215_n             caboclo      11939188_10203161109347767_2080045114_o

CLINTRANSImagem4            Lac Lanche

 

logo-sergio produções

Apoio

11358897_1093370714009875_996536823_n                                  cfp                      logo-pq

 

 

Realização

ufpi